Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Como vencer esse desafio?
A agenda 2030 é um compromisso para o desenvolvimento sustentável, e deve ser cumprida até 2030, com o alcance dos 17 objetivos e 169 metas nela definidos.
Os objetivos traçados pela Agenda (ODS), são globais e estão incluídos em cinco tópicos: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria. Cada nação, para implementar a agenda, precisa adequar os objetivos e metas à realidade do país. No Brasil, isso foi feito pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
É preciso promover a atuação de todos independentes de sua classe social.
Conheça os 17 Objetivos
Como a ODS é representada?
* Os ODM foram definidos por um grupo de especialistas que tinham por objetivo estabelecer uma Agenda Social e priorizar os países em desenvolvimento, em especial os mais pobres.
* Os ODS são mais ousados e amplos em seu alcance, são frutos de uma negociação entre 193 países membros da ONU, com participação da sociedade civil e interessados, e voltam-se para todos os países, desenvolvidos e em desenvolvimento.
Para o sucesso da Agenda, é relevante a atuação de todos os estados e municípios. Os governantes e gestores municipais devem ser protagonistas da conscientização e mobilização em torno desta agenda e deve-se ter uma forte participação da Sociedade Civil, de modo que todos sejam transformadores de sua realidade local.
ORIGEM DOS ODS
Nos anos 90, conferências mundiais discutiam questões ligadas a direitos humanos e problemas ambientais, visando reverter quadros de exclusão, preconceito, poluição, desequilíbrios e escassez de recursos, dentre outros. Em 2000, a ONU (Organização das Nações Unidas) reuniu 191 países numa conferência em Nova Iorque, preocupada com a erradicação da fome e da miséria no mundo.
Do encontro, chamado de “Cúpula do Milênio”, surgiram os ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma plataforma humanista com uma Agenda de Compromissos de 15 anos (2000-2015). Até o final de 2015, eram 193 países atuando em prol desses objetivos, incluindo o Brasil. Estes mesmos países foram os que aderiram aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em setembro/2015.
OS ODM incluiam 8 objetivos, “os 8 jeitos de mudar o mundo”, abrangendo: a fome e a miséria, a educação, a saúde, igualdade entre sexos, qualidade de vida e meio ambiente e a formação de parcerias para o desenvolvimento. A experiência dos ODM trouxe o modelo adotado para os ODS, com uma Agenda 2016-2030 que amplia as metas dos ODM, tendo como foco a fome e a miséria e a questão da sustentabilidade.
Mais que isso, os ODM levaram ao consenso sobre a relevância de:
* Implantar e trabalhar a Agenda localmente – em 2010, houve um forte trabalho de municipalização dos ODM no Brasil. A média nacional das metas eram positivas, mas escondiam baixos índices de desenvolvimento no interior, em periferias, áreas rurais, algumas regiões dos municípios e estados.
* Pensar num modelo de governança e de gestão participativa – com engajamento e contribuição de todos os atores locais. Por isso, a Agenda dos ODS foi elaborada com a cooperação de diversos países e os diferentes segmentos e públicos da sociedade.
Um forte aliado, nesse processo, foram os movimentos sociais, como o Movimento Nós Podemos, hoje, Movimento ODS, o qual criou estruturas de participação social, mobilização e articulação de todos os setores em Núcleos de âmbito nacional, estadual, regional e municipal.
Em 2012, em conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), ficou estabelecido que um grupo aberto de trabalho decidiria quais objetivos seriam adotados no Pós 2015. De lá até o lançamento da Agenda 2030 dos ODS em Set/2015, validou-se a estratégia dos ODM como adequada aos ODS (uma agenda com Objetivos-Metas-Indicadores e um prazo de 15 anos para alcançar os resultados desejados) e definiu-se 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, composto por 169 metas.
SAIBA MAIS
GUIA PARA INTEGRAÇÃO DOS ODS NOS MUNICÍPIOS
Apoio aos governos locais na tarefa de integrar os ODS nos planos e estratégias desenvolvidos e no complexo caminho rumo ao desenvolvimento sustentável.