Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Como vencer esse desafio?

A agenda 2030 é um compromisso para o desenvolvimento sustentável, e deve ser cumprida até 2030, com o alcance dos 17 objetivos e 169 metas nela definidos.

Os objetivos traçados pela Agenda (ODS), são globais e estão incluídos em cinco tópicos: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria. Cada nação, para implementar a agenda, precisa adequar os objetivos e metas à realidade do país. No Brasil, isso foi feito pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

É preciso promover a atuação de todos independentes de sua classe social.

Conheça os 17 Objetivos

Como a ODS é representada?

* Os ODM foram definidos por um grupo de especialistas que tinham por objetivo estabelecer uma Agenda Social e priorizar os países em desenvolvimento, em especial os mais pobres.

* Os ODS são mais ousados e amplos em seu alcance, são frutos de uma negociação entre 193 países membros da ONU, com participação da sociedade civil e interessados, e voltam-se para todos os países, desenvolvidos e em desenvolvimento.

Para o sucesso da Agenda, é relevante a atuação de todos os estados e municípios. Os governantes e gestores municipais devem ser protagonistas da conscientização e mobilização em torno desta agenda e deve-se ter uma forte participação da Sociedade Civil, de modo que todos sejam transformadores de sua realidade local.

ORIGEM DOS ODS

Nos anos 90, conferências mundiais discutiam questões ligadas a direitos humanos e problemas ambientais, visando reverter quadros de exclusão, preconceito, poluição, desequilíbrios e escassez de recursos, dentre outros. Em 2000, a ONU (Organização das Nações Unidas) reuniu 191 países numa conferência em Nova Iorque, preocupada com a erradicação da fome e da miséria no mundo.

Do encontro, chamado de “Cúpula do Milênio”, surgiram os ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma plataforma humanista com uma Agenda de Compromissos de 15 anos (2000-2015). Até o final de 2015, eram 193 países atuando em prol desses objetivos, incluindo o Brasil. Estes mesmos países foram os que aderiram aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em setembro/2015.

OS ODM incluiam 8 objetivos, “os 8 jeitos de mudar o mundo”, abrangendo: a fome e a miséria, a educação, a saúde, igualdade entre sexos, qualidade de vida e meio ambiente e a formação de parcerias para o desenvolvimento. A experiência dos ODM trouxe o modelo adotado para os ODS, com uma Agenda 2016-2030 que amplia as metas dos ODM, tendo como foco a fome e a miséria e a questão da sustentabilidade.

Mais que isso, os ODM levaram ao consenso sobre a relevância de:

* Implantar e trabalhar a Agenda localmente – em 2010, houve um forte trabalho de municipalização dos ODM no Brasil. A média nacional das metas eram positivas, mas escondiam baixos índices de desenvolvimento no interior, em periferias, áreas rurais, algumas regiões dos municípios e estados.

* Pensar num modelo de governança e de gestão participativa – com engajamento e contribuição de todos os atores locais. Por isso, a Agenda dos ODS foi elaborada com a cooperação de diversos países e os diferentes segmentos e públicos da sociedade.

Um forte aliado, nesse processo, foram os movimentos sociais, como o Movimento Nós Podemos, hoje, Movimento ODS, o qual criou estruturas de participação social, mobilização e articulação de todos os setores em Núcleos de âmbito nacional, estadual, regional e municipal.

Em 2012, em conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), ficou estabelecido que um grupo aberto de trabalho decidiria quais objetivos seriam adotados no Pós 2015. De lá até o lançamento da Agenda 2030 dos ODS em Set/2015, validou-se a estratégia dos ODM como adequada aos ODS (uma agenda com Objetivos-Metas-Indicadores e um prazo de 15 anos para alcançar os resultados desejados) e definiu-se 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, composto por 169 metas.

SAIBA MAIS

CARTILHA DOS ODS – PNUD

As perguntas mais frequentes sobre os ODS

CARTILHA COM AÇÕES PELOS ODS

Algumas ações que podem ser realizadas em casa, nas escolas, no trabalho e nos municípios para cada ODS.

5º RELATÓRIO ODM

Fonte: site IPEA – resultados publicados em maio/2014.

GUIA ODS PARA AS EMPRESAS

Diretrizes de implementação dos ODS na estratégia das empresas.

GUIA PARA INTEGRAÇÃO DOS ODS NOS MUNICÍPIOS

Apoio aos governos locais na tarefa de integrar os ODS nos planos e estratégias desenvolvidos e no complexo caminho rumo ao desenvolvimento sustentável.

Cartilha_ODS na Prática (ODS-B Ago. 2021)