ODS 7 – GARANTIR ENERGIA SUSTENTÁVEL

Volta-se para o acesso às diferentes fontes de energia, principalmente as renováveis, eficientes e não poluentes, as quais têm impacto na economia. A preocupação mundial com a energia segura e com a preservação ambiental, traz discussões amplas sobre o tema e abrange diferentes setores sociais, dado que a energia é fundamental tanto para a vida cotidiana quanto para a produção industrial global. É área de interesse desde as famílias do campo, até as urbanas e todos os estados de uma nação.

Metas:

7.1 (Global) Até 2030, assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia.

(Brasil) Meta mantida sem alteração.

7.2 (Global) Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global.

(Brasil) Até 2030, manter elevada a participação de energias renováveis na matriz energética nacional.

7.3 Até 2030, dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética.

(Brasil) Até 2030, aumentar a taxa de melhoria da eficiência energética da economia brasileira.

7.a (Global) Até 2030, reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso a pesquisa e tecnologias de energia limpa, incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas, e promover o investimento em infraestrutura de energia e em tecnologias de energia limpa.

(Brasil) Meta mantida sem alteração.

7.b (Global) Até 2030, expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis para todos nos países em desenvolvimento, particularmente nos países menos desenvolvidos, nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento e nos países em desenvolvimento sem litoral, de acordo com seus respectivos programas de apoio.

(Brasil) Até 2030, expandir a infraestrutura e aprimorar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis para todos.

Nota: IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada